terça-feira, 16 de novembro de 2010

Repensando a avaliação da aprendizagem


O ato de avaliar está presente em todos os momentos da vida humana; emitimos conceitos e pré-conceitos, nos momentos de reflexão e tomada de decisão. A avaliação do bom profissional depende de vários critérios específicos que transcendem o próprio julgamento da pessoa envolvida. Quando falamos de avaliação profissional ou de aprendizagem, neste caso, o mais complicado para o avaliado, é que muitas vezes não se torna claro quais são os critérios utilizados, qual o objetivo que deve ser alcançado, assim não há defesa de suas reais intenções que são julgadas por critérios desconhecidos quando este é avaliado.

Se tomarmos com exemplo o professor que tem como competência avaliar diversos alunos, concluímos que é uma grande responsabilidade, porque o seu parecer reflete diretamente na vida de cada educando que é avaliado, tanto os pontos positivos, mas principalmente os pontos negativos. Se o professor levar em consideração apenas as suas expectativas, e não levar em conta o esforço  e perspectiva do aluno, este pode se sentir ou ser prejudicado, pois a avaliação que é feita não se torna clara sob a ótica do aluno, é clara apenas para o professor.

Portanto para uma boa avaliação é preciso conhecer, investigar constantemente. Avaliar o outro é também avaliar-se e aprender a se questionar da mesma maneira daquele que é avaliado. É saber modificar seus métodos sempre que necessário, se adequando às diferentes realidades.

Em sala de aula, alunos e professores se avaliam o tempo todo, cada atividade pedagógica, cada interação sugere um tipo de investigação, avaliação e são esses atos avaliativos que condicionam as tomadas de decisão, e a definição de que tarefas e atividades devem ser realizadas levando o docente ao seu objetivo que é a aprendizagem do aluno. Assim o professor avalia sobre a aprendizagem do aluno permanentemente, sobre as finalidades e objetivos do que vem sendo trabalhado, experimentando e vivenciando contribuindo para a superação e desafios do processo ensino-aprendizagem.

O processo de avaliação articula-se ao projeto pedagógico da escola e aos objetivos educacionais da instituição de ensino. Como hoje temos muitas possibilidades educacionais para a escola, existe a necessidade de reformulação e atualização permanente dos currículos, para definir os objetivos que funcionarão como guias do processo ensino/aprendizagem, do processo avaliativo.

Durante o processo avaliativo o professor deve se questionar o tempo inteiro sobre os objetivos do trabalho que está realizando com seus alunos. Se estes objetivos estão de acordo com as diretrizes do projeto pedagógico e com as expectativas e interesses do aluno em um mundo que vive em transformação.

O processo de avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem, é ele que auxilia o professor na tomada de decisão, ou seja, cada atividade que é pensada e refletida com um objetivo, é definida por meio do processo avaliativo. É nas relações cotidianas estabelecidas entre professores e alunos que vai se dar a aprendizagem. Assim professores e alunos devem participar de todo os procedimentos, não apenas o professor como avaliador, mas também o próprio aluno deve participar do processo avaliativo, sendo ele também um avaliador dos seus desempenhos, um avaliador do próprio processo. A avaliação só possui um sentido, quando pensada para auxiliar no alcance dos objetivos do processo ensino/aprendizagem, quando ela está interligada ao fato de ajudar para que as pessoas aprendam mais, para que se tornem pessoas "melhores", "completas".









Projetos educacionais

“Projeto educacional é um empreendimento de duração finita, com objetivos claramente definidos em função de problemas, oportunidades, necessidades, transformações, desafios ou interesse de um sistema educacional, de um educador ou grupo de educadores, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações voltadas para melhoria de processos educativos e de formação humana, em seus diferentes níveis e contextos”. Qualquer instituição pode desenvolver projetos educacionais, eles não se restringem apenas a escola, basta ter como objetivo ações educativas de formação e desenvolvimento humano e social.
Os projetos tendem a criar novos padrões, modificar realidades existentes, não possuem certeza nem controle sobre os resultados que serão obtidos, se tornando imprevisível possui duração definida . Existem os projetos de intervenção, que promovem a intervenção em um determinada estrutura organizacional, por exemplo; projeto de pesquisa cujo principal objetivo é aquisição de conhecimento sobre um determinado problema; projetos de desenvolvimento, finalidade de inovação e implantação de novas atividades, serviços ex: produção de um novo material didático; projeto de ensino se dispõe a melhorar o processo ensino aprendizagem e costuma ocorrer dentro de uma ou mais disciplinas (executado pelo professor); projetos de trabalho são executados por alunos com a orientação de um professor, objetivando que aqueles venham a adquirir conhecimento e desenvolver competências e habilidades especificas, dependendo do projeto proposto.
Deve ficar claro que um projeto pode abranger atividades básicas de outro tipo de projeto, eles são classificados pela sua atividade central. Cada projeto possui uma metodologia específica, nem todos possuem resultados visíveis, por isso é importante planejar, acompanhar e avaliar os projetos educacionais, pois oferecem muitas melhorias no meio em que vivemos.


Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem, principalmente, com relação ao texto sobre avaliação que resgata questões importante sobre este processo :)

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