As Novas Atitudes:
1. Assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor;
2.Modificar a ideia de uma escola e de uma prática pluridisciplinares para uma escola e uma prática interdisciplinar;
3. Assumir o trabalho de sala de aula como um processo comunicacional e desenvolver capacidade comunicativa;
4. Persistir no empenho de auxiliar os alunos a buscarem uma perspectiva crítica dos conteúdos, a se habituarem a apreender as enfocadas nos conteúdos escolares crítico-reflexiva.
5. Assumir o trabalho de sala de aula como um processo comunicacional e desenvolver capacidade comunicativa.
6. Reconhecer o impacto das novas tecnologias da comunicação e informação na sala de aula (televisão, vídeo, games, computador, internet, CD-ROM etc.).
7. Atender à diversidade cultural e respeitar as diferenças no contexto da escola e da sala de aula.
8. Investir na atualização científica, técnica e cultural, como ingredientes do processo de formação continuada.
9. Integrar no exercício da docência a dimensão afetiva.
10. Desenvolver comportamento ético e saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação à vida, ao ambiente, às relações humanas, a si próprios.
Por fim, pensando no que foi feito em aula, devíamos construir enunciados que completassem a frase: O professor deve ser capaz de...
E a partir da cada atitude, dizer do que o professor deve ser capaz. No nosso caso "o professor deve ser capaz de articular a realidade local com uma noção mais globalizante dos conhecimentos, tendo em vista a construção coletiva dos saberes através da interação entre as diversas áreas-interdisciplinaridade, superando a fragmentação dos conteúdos e do próprio indivíduo enquanto ser social historicamente situado."
Enfim, para um novo mundo, uma escola revista e professores "antenados", dialógicos e hibridizantes.
Aqui também tem uma síntese maravilhosa! Porém o que podemos refletir sobre isso? Vocês acreditam que serão capazes de desenvolver e colocar em prática todas estas atitudes?
ResponderExcluir