terça-feira, 5 de outubro de 2010

Novas Atitudes Docentes (?)

Profissão Professor? Ainda é moda isso? Não sei, mas que a educação é base fundamental para uma sociedade "desenvolvida" e consciente de seus direitos e deveres, isso eu sei, ou pelo menos acho que sei. Tudo muda tão rápido nesse mundo mundo pós-moderno (?), capitalista e tecnologicamente avançado (sim, a tecnologia é inerente a esse "novo mundo", não há como desconsiderar). Mas a questão desse post, não é necessariamente essa, tendo em vista a temática do texto: " Profissão Professor ou Adeus Professor, Adeus Professora?- Exigências  educacionais contemporâneas e novas atitudes DOCENTES" do professor José Carlos Libâneo, doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC de S. Paulo. O professor Dr Libâneo discute em seu texto as questões  da profissão, da escolarização, da escola ressignificada e das "novas" atitudes esperadas dos professores e necessárias para o frenesi desse novo e tecnológico mundo.

As Novas Atitudes:

1. Assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor;

2.Modificar a ideia de uma escola e de uma prática pluridisciplinares para uma escola e uma prática interdisciplinar;

3. Assumir o trabalho de sala de aula como um processo comunicacional e desenvolver capacidade comunicativa;

4.  Persistir no empenho de auxiliar os alunos a buscarem uma perspectiva crítica dos conteúdos, a se habituarem a apreender as enfocadas nos conteúdos escolares crítico-reflexiva.
5.    Assumir o trabalho de sala de aula como um processo comunicacional e desenvolver capacidade comunicativa.
6. Reconhecer o impacto das novas tecnologias da comunicação e informação na sala de aula (televisão, vídeo, games, computador, internet, CD-ROM etc.).
7.    Atender à diversidade cultural e respeitar as diferenças no contexto da escola e da sala de aula. 
8.    Investir na atualização científica, técnica e cultural, como ingredientes do processo de formação continuada.
9.    Integrar no exercício da docência a dimensão afetiva.
10.    Desenvolver comportamento ético e saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação à vida, ao ambiente, às relações humanas, a si próprios.
Por fim, pensando no que foi feito em aula, devíamos construir enunciados que completassem a frase: O professor deve ser capaz de...
 E a partir da cada atitude, dizer do que o professor deve ser capaz. No nosso caso "o professor deve ser capaz de articular a realidade local com uma noção mais globalizante dos conhecimentos, tendo em vista a construção coletiva dos saberes através da interação entre as diversas áreas-interdisciplinaridade, superando a fragmentação dos conteúdos e do próprio indivíduo enquanto ser social historicamente situado."
 Enfim, para um novo mundo, uma escola revista e professores "antenados", dialógicos e hibridizantes.







Um comentário:

  1. Aqui também tem uma síntese maravilhosa! Porém o que podemos refletir sobre isso? Vocês acreditam que serão capazes de desenvolver e colocar em prática todas estas atitudes?

    ResponderExcluir