Na seguinte aula, após as calorosas discussões acerca das novas tecnologias, da era da informação, do “tal” EAD e da escola e, após a construção de “peças” ilustrativas sobre passagens e questionamentos relacionados ao texto de Vani M. Kenski, chegamos ao Tendências Pedagógicas na Prática Escolar e a construção de histórias em quadrinhos representativas (no nosso caso: a Tendência Progressista “crítico-social dos conteúdos”)
Quadrinhos Pedagógicos
Uma tendência que tem como objetivo tornar a escola um lugar de apropriação de "saberes", eliminando a seletividade social e tornando-a democrática. A escola, nesse caso, deve preparar o "educando" para o mundo: para os enfrentamentos existenciais e sociais, ajudando a construir sujeitos críticos, através de conteúdos relacionados à realidade do aluno e de seu entorno, estabelecendo o diálogo essencial entre o local e o global, o que possibilita ao aluno, através da mediação do professor, aceder a outros lugares. Ao professor cabe, dessa maneira, a mediação entre o que o aluno já domina enquanto "conhecimento local" e o que o interlocutor-educador pode abordar e desenvolver "para além dos horizontes" do aluno-interlocutor.
Há outras tendências divididas em dois grupos:
Pedagogia Liberal:
Tradicional;
Renovada Progressista;
Renovada Não-Diretiva;
Tecnicista;
Pedagogia Progressista:
Libertadora;
Libertária;
Crítico-social dos Conteúdos.
Se não há "certo" e "errado" eu posso falar:
ResponderExcluir- Si dei bem!